Debates Soltos Parágrafos

Diferente vs Autêntico

Dou por mim a olhar em redor e constatar o quanto todos andamos à procura de ser diferentes sem realmente percebermos o que isso quer dizer.

“Ser diferente” não é ser diferente por ser, não é marcar a diferença por marcar uma posição antagónica. “Ser diferente” é ser diferente por se ser autêntico, aquilo a que se chama “original”. O autêntico não se copia, não se aprende, é-se porque se é. E, por isso, só se poderá encontrar quando olhamos mais para nós do que para os outros.

Quando se diz que “está na moda ser diferente”, percebemos o pouco que conhecemos da “autenticidade”. Não é fácil concebe-la, muito menos encontra-la. Há quem a procure uma vida inteira e nunca a encontre, há quem a confunda com “diferença”, há quem assuma que nunca poderá ser encontrada, há quem nem pense nisso. Eu acho que é possível encontra-la, tanto que continuo à procura da minha. Talvez seja bem-sucedida, talvez não. Não importa. Acho que apenas pelo facto de a ambicionar alcançar já estou num bom caminho para a encontrar.

Se “moda” é o “valor que possui maior número de ocorrências num levantamento de frequências”, ser realmente diferente, ser autentico, nunca poderá estar na moda. Nem nunca caberá num “rótulo”. Ser autêntico resultará na definição de um novo “rótulo”.